IESO / FACCOR / FACIR - Instituto de Ensino Superior de Olinda

Como acessar

Dúvidas Frequentes

1 - Quem pode utilizar a biblioteca?
A biblioteca tem por prioridade atender os alunos e professores, mas também atende a comunidade externa. Entretanto, apenas os alunos devidamente matriculados e os professores com vínculo ativo com a instituição, têm o direito de realizar empréstimos de materiais e demais serviços. Para o restante dos usuários fica disponível apenas a consulta local, desde que respeitando as normas da Biblioteca.

2 - O empréstimo de livros e demais materiais pode ser feito por terceiros?
Não. Apenas o próprio usuário pode fazê-lo.

3 - Estou com um livro vencido, mas quero renovar os outros e não consigo. Por quê?
Os livros podem ser renovados desde que estejam dentro do prazo de entrega e que os mesmos não estejam reservados. A partir do momento que você atrasa um livro, o banco de dados bloqueia automaticamente todas as demais renovações.

4 - Se eu atrasar a entrega dos livros pago alguma multa?
A biblioteca não trabalha com a cobrança de multa em dinheiro. A penalidade para o atraso na entrega ou renovação das obras é a seguinte: suspensão do serviço de empréstimos, equivalente ao somatório da quantidade de dias em atraso de cada exemplar devolvido.

5 - Por que ao consultar as obras dentro da biblioteca devo deixá-las sobre a mesa?
Porque diariamente é feita a estatística das obras consultadas, com o objetivo de saber quais são as mais utilizadas. Além disso, ao deixar sobre a mesa você evita que estas sejam guardadas em locais errados, o que dificultará posteriormente a localização destas.

6 - Ex-aluno pode fazer empréstimo?
Não. Somente alunos com matrículas ativas podem utilizar esse serviço.

7 - A devolução pode ser feita por terceiros?
Sim. Qualquer pessoa pode efetuar a devolução, devendo entregar o material no balcão de atendimento.

8 - Fiz um empréstimo na biblioteca e perdi o material, o que faço?
Em caso de roubo ou extravio de material do acervo, o usuário deve comunicar o fato à Biblioteca para receber instruções, lembrando sempre que a integridade do material emprestado é de exclusiva competência do usuário e o material deve ser reposto no acervo da biblioteca.

9 – Se o material roubado ou extraviado estiver esgotado, o que faço?
Comunique a Biblioteca que analisará o problema e indicará outro título a ser substituído.

10 - Como saber a data de devolução dos livros emprestados?
A data de devolução é carimbada na papeleta afixada na última página da obra.

11 – Como me inscrever na Biblioteca?
Deve se dirigir ao balcão de atendimento pedir um formulário e preenche-lo. No ato da entrega, deverá apresentar o comprovante de matrícula e deixar uma foto 3x4 recente e colorida. A Biblioteca terá um prazo de 24 horas para inserir seus dados no sistema.

12 - É permitida a entrada com bolsa na Biblioteca?
Não. Bolsa, pasta, sacola, mochila e similares deverão ser deixadas no balcão de atendimento, durante a permanência na Biblioteca>.