IESO / FACCOR / FACIR - Instituto de Ensino Superior de Olinda

Como acessar

Regulamento da Biblioteca

Art. 1- A Biblioteca Dom Hélder Câmara tem como objetivo coletar, organizar e disseminar a informação, através da aquisição e conservação do seu acervo, oferecendo auxílio às atividades de ensino, pesquisa e extensão para os cursos oferecidos nesse CAMPUS.Possui um acervo atualizado voltado para as áreas de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Gerenciamento de Redes e Tecnologia em Sistemas de Informação, disponibilizando também periódicos científicos, assinaturas de jornais locais, revistas diversas e multimeios.
Art. 2 – Os serviços oferecidos na Biblioteca são: Atendimento ao usuário, Empréstimos de livros e periódicos, Novas aquisições, Orientação técnica em normalização de trabalhos e referência bibliográfica.
Art. 3 – Ao entrar na biblioteca o usuário deverá:

  • Deixar bolsas, pacotes, sacolas e similares no guarda-volumes antes de entrar no ACERVO;
  • Não é permitida a entrada no Acervo com livros que já estejam registrados, exceto se estiverem protocolados no       balcão de atendimento;
  • Colaborar para manutenção do silêncio, falando sempre em voz baixa;
  • Nunca consumir bebidas/comidas ou fumar no ambiente da biblioteca;
  • Registrar todo material ao sair do acervo, seja para consulta local ou empréstimo domiciliar;
  • Utilizar o celular no silencioso ou desligá-lo;
  • Obedecer à ordem da fila única no Balcão de Atendimento.

Art.4 – O usuário tem o direito de encaminhar qualquer reclamação e/ou sugestão à Chefia da Biblioteca visando à melhoria dos seus serviços. Isto deve ser feito sempre por escrito, com a devida identificação e assinatura.

Do Usuário e Inscrição

Art. 5 - São considerados usuários da Biblioteca: os docentes, discentes e funcionários.
Art. 6 – Somente os professores e alunos deste CAMPUS poderão inscrever-se como usuários da Biblioteca, com direito a empréstimo domiciliar de livros e demais materiais.
Art. 7 – Para efetuar a inscrição na Biblioteca, o usuário deverá preencher um formulário e apresentar os seguintes documentos:
a) comprovante de matrícula (alunos);
b) documento comprobatório de vínculo com a Faculdade (professores);
c) 01 foto 3X4 recente;
Art. 8 – Ao se inscrever na Biblioteca, o usuário poderá utilizar o serviço de empréstimo de materiais somente após o prazo de 24 horas.
Art. 9 – O uso dos serviços é pessoal e intransferível. Se o aluno trancar a matrícula ou pedir transferência para outra instituição, perderá seu vínculo com a Biblioteca e será bloqueado automaticamente.
Art. 10 – A inscrição do usuário poderá ser cancelada a qualquer momento, a juízo da Administração da Biblioteca, ao verificar a irresponsabilidade do usuário e/ou atos de indisciplina no recinto da Biblioteca.

Da Consulta

Art. 11 – Destina-se, exclusivamente, à consulta nas dependências da Biblioteca:

a) obras de referência como dicionários, enciclopédias, catálogos, folhetos, folder, etc;
b) periódicos como jornais, e anuários;
c) livros identificados como exclusivos para consulta local.

Parágrafo único: Retirada de livros para cópia: saída somente com a carteira de identidade. Limite: 02 exemplares, tempo máximo: 01 hora. Caso o usuário extrapole esse tempo, ficará suspenso pelo prazo de 01 semana ou mais, dependendo do caso.

Art. 12 – Não será permitida a separação de qualquer material bibliográfico para uso posterior, salvo o serviço de reserva.

Do Empréstimo

Art. 13 – O empréstimo de material bibliográfico será facultado ao usuário após sua inscrição na biblioteca.

Usuário Material Prazo
Aluno Até 4 livros de títulos diferentes e até 2 periódicos* (Empréstimo Domiciliar) e 1 monografia 08 dias consecutivos
Professores Até 4 livros de títulos diferentes e até 2 periódicos * (Empréstimo Domiciliar) e 1 monografia 15 dias consecutivos

*(A última edição não é liberada para empréstimo)

Art. 14 – O usuário só poderá retirar para empréstimo obras referentes à bibliografia do curso ao qual está vinculado.
Ex.: Alunos e professores do curso de Administração NÃO poderão retirar obras da bibliografia do curso de Direito.
Art. 15 – Os livros identificados como exclusivos para “consulta local”, não estão disponíveis para empréstimo domiciliar, mas poderão ser consultados nas dependências da Biblioteca.
Art. 16 – Competirá à biblioteca restringir ou ampliar o prazo de empréstimo, número de volumes ou suspender a circulação de determinadas obras, quando necessário.
Art. 17 – O usuário será responsável pela guarda e conservação da obra emprestada em seu nome.
Art. 18 – No período de férias do corpo discente, não é permitido a realização de empréstimos de qualquer material.

Da Reserva

Art. 19 – As obras emprestadas que não estão disponíveis poderão ser reservadas. O usuário poderá efetuar reserva de no máximo 04 (quatro) títulos diferentes. A ordem de preferência de reserva é cronológica. O prazo de retirada da obra reservada, após a sua chegada na biblioteca, é de 24 horas. Depois do vencimento, o leitor perderá o direito sobre a reserva.
Ao leitor, não será permitido reservar obras que já se encontram em seu poder.
Art. 20 – É proibida a reserva de livro classificado como “consulta local”.
Importante: A reserva deverá ser feita pelo usuário no Terminal de Consulta do Acervo. Para efetivar este serviço, o aluno deverá ter sua “Identificação e Senha”, que deve ser feita no próprio terminal de consulta.

Da Renovação

Art. 21 – É permitida a renovação do material caso a obra não esteja reservada por outro usuário e o leitor não esteja em débito com a Biblioteca.
Importante: A renovação deverá ser efetuada pelo usuário no TERMINAL DE CONSULTA DO ACERVO. A quantidade máxima permitida para renovação no terminal de consulta é de 5 vezes subseqüentes; após isso, é necessário que o usuário apresente o material no Balcão de Atendimento para realização de um novo empréstimo. Não é permitida a renovação do livro que está na lista de reserva, neste caso deve ser devolvido no balcão de atendimento para que não haja suspensão por atraso.
A renovação poderá ser feita também por telefone, desde que o livro não esteja em atraso e não exista reserva.
ATENÇÃO: O telefone para este serviço é exclusivamente ((81) 3429-4330 Ramal 36).
Obs: Bilioteca On-line - O usuário poderá renovar o empréstimo, fazer reservas e pesquisas através da biblioteca on line, pelo endereço: Unilist/IESO ou Coruja Biblioteca, porém, no caso de existir limitações técnicas que não permitam a efetivação de alguma destas ações, é de responsabilidade do usuário dirigir-se a biblioteca para resolver a pendência no TERMINAL DE CONSULTA DO ACERVO ou no BALCÃO DE ATENDIMENTO.
Art. 22 – Se a data do material emprestado coincidir com feriados, a devolução e/ou renovação poderá ser feita no primeiro dia útil subseqüente, sem pena de suspensão ou qualquer sanção.
No caso de fechamento imprevisto da Biblioteca, a devolução deverá ser feita sem penalidade, no primeiro dia útil subseqüente. Após esse dia, a suspensão será efetuada como previsto no Art. 23.

Da Devolução e das Penas Disciplinares

Art. 23 - A não devolução da obra no prazo pré-estabelecido implicará nas seguintes penalidades:
- Suspensão de empréstimos, renovação e reservas ao usuário. A suspensão implicará na multiplicação da quantidade de dias em atraso de cada exemplar devolvido.
- Os dias de atraso no empréstimo que ultrapassarem o final do semestre letivo serão computados para efeito de suspensão no início do semestre subseqüente.
Art. 24 – Não será permitida a isenção da suspensão, exceto em caso de doença (mediante a apresentação de atestado médico)
Art. 25 – Em caso de perda ou danos às obras, o usuário deverá indenizar a biblioteca, com o mesmo título ou similar, se for de interesse da Biblioteca, devendo ser o título adquirido da edição mais atualizada.
Art. 26 – Não serão aceitas para reposição de obras perdidas ou danificadas: fotocópias, obras em mal estado de conservação e/ou desatualizada, e obras de que a biblioteca dispuser de 05 (cinco) ou mais exemplares no acervo.
Art. 27 – O usuário com pendência na biblioteca perderá o direito a novos empréstimos e reservas, até o término da suspensão.
Art. 28 – O usuário poderá ter sua inscrição cancelada, pela Biblioteca, em caso de falta cuja gravidade comprometa, de modo irremediável, a boa ordem dos serviços, como:
a) desrespeitar o funcionário da biblioteca ou qualquer pessoa dentro de seu recinto;
b) perturbar o bom andamento dos estudos, da ordem e dos trabalhos da Biblioteca, quando não seja suficiente a advertência verbal e escrita;
c) cometer infração de natureza grave ao regulamento da Biblioteca
d) não restituir o material da Biblioteca que estiver sobre sua responsabilidade.

Disposições Finais

Parágrafo Único –Os casos não previstos nesse regulamento serão decididos pela Bibliotecária responsável.

Equipe:
Dárlia Rubem de Macêdo (Bibliotecária)
Vanessa da Mata (Auxiliar de Biblioteca)

Funcionamento:
Segunda à Sexta: 14h30 às 21h45
Sábados: 9h às 12h30.