IESO / FACCOR / FACIR

Como acessar

Enfermagem IESO - I Exposição de Anatomia

Buscando avaliar o conhecimento dos alunos de uma maneira diferente o Professor Gilvanildo Roberto, Professor de Anatomia do Curso de Enfermagem IESO, realizou no dia 13 de novembro de 2018 a primeira Exposição de Anatomia do curso. "É a primeira exposição que a gente realiza no IESO, os alunos ficaram bem empolgados com os trabalhos, deu pra perceber que eles gostaram e que podemos realizar outras, foi um sucesso", comemorou o professor Gilvanildo.

Alunos do primeiro de segundo períodos se dividiram em grupos e apresentaram no laboratório de Anatomia alguns dos chamados Sistemas do Corpo Humano: sistema Articular, Digestivo, Esquelético, Muscular e Respiratório.

IESO Participa de Fórum da Associação Brasileira de Enfermagem em PE

No dia 10 de novembro de 2018 aconteceu o V Fórum das Escolas de Ensino Superior de Enfermagem de PE e o I Fórum dos Estudantes de Enfermagem promovidos pela Associação Brasileira de Enfermagem- ABEn seção PE. O evento teve de como tema principal: "Em tempos de novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Enfermagem na Formação do Enfermeiro".

“O evento foi de grande valia para reorientação de abordagens de ensino e adequação curricular pelas Instituições de Ensino conforme exigência das Novas DCNs.” Explicou a coordenadora do curso de Enfermagem IESO, Professora Claudia Spindola.

Durante o Fórum ocorreram debates e oficinas relacionadas às temáticas apontadas nas novas diretrizes, as quais, estimularam a implementação de novas metodologias de ensino importantes para o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. No mesmo dia, também ocorreu a eleição dos graduandos que farão parte da comissão de Estudantes de Enfermagem junto a ABEn- PE, fato que terá importante papel na promoção de eventos e capacitações para estudantes do curso e também desenvolverá os aluno nas Políticas De Saúde do SUS e da profissão. Participaram do evento, representando o IESO, além da Coordenadora do Curso de Enfermagem, as Profªs Emanuela Ferreira e Virginian Amorim, representando os alunos, tivemos a participação da Aluna Jacyra Cavalcante, uma das alunas eleitas para a chapa da comissão dos estudantes de Enfermagem.

Um dia no Campus IESO

No dia 30 de outubro de 2018, o IESO realizou o UM DIA NO CAMPUS, a equipe organizadora preparou uma tarde inteira de atividades especiais para alunos do ensino médio de escolas públicas de Olinda, com palestras, atividades nas áreas de humanas, exatas e saúde, um momento de recreação com aula de ritmos, pipoca e algodão doce, além de visitas pelos laboratórios da Instituição.

O evento teve como objetivo mostrar aos estudantes diversas possibilidades de mercado de trabalho referente a cada área profissional para que eles possam fazer uma escolha segura da carreira que desejam seguir.

Júri Simulado 2018.2

Para finalizar a semana jurídica, foi promovido o Júri Simulado, no dia 19 de outubro de 2018. A atividade, que envolveu todos os alunos curso de Direito, mobilizou a instituição em momento tradicional e importante para a formação profissional. A sessão iniciou às 19h30, no auditório da Faculdade  e foi uma experiência ímpar para os alunos do curso. Com a participação de delegados, advogados, promotores de justiça e juízes, foi trazido para a sala de aula o Direito Penal em sua forma mais real.

O júri simulado no IESO julgou caso de homicídio qualificado em processo real que tramitou na Comarca de Olinda em 2017. Os alunos foram divididos em quatro equipes: pericial, judicial, acusação e defesa, conduzidas respectivamente pelos docentes: prof. Marcelino Lira, Prof. Armando Moury, profª Andrezza Dantas e prof. Rodrigo Teles.

De acordo com a coordenadora Profa. Renata Leimig, responsável pelo evento, os júris simulados proporcionam a experiência prática e o desenvolvimento da argumentação jurídica por parte dos acadêmicos. “Os alunos aprendem a manejar um processo real e sentem-se instigados a se superar, desenvolvendo teses de acusação e de defesa, organizando e presidindo uma sessão de júri. É uma oportunidade ímpar para aliar teoria e prática”, explicou.

O Júri simulado tem por objetivo proporcionar ao acadêmico do curso de Direito vivenciar o que realmente ocorre em um Júri popular colocando-o em contato com a prática vivida na realidade do profissional do direito nas mais diversas acepções.

"A grande maioria dos que optam pelo Curso de Direito já entram instigados por assuntos sobre investigações criminais, júris, técnicas de defesa, acusações, de fato, essa é uma área apaixonante!  Mas, antes de escolher esse ramo do Direito, é preciso saber exatamente o que é o Direito Penal, tanto na teoria quanto na prática." concluiu.

Semana Criminal IESO 2018.2

Durante os dias 08, 09, 10 e 11 de outubro de 2018 aconteceu a Semana Criminal do IESO, foram abordadas temáticas sobre “Investigação criminal e a importância do inquérito policial” pelos delegados Dr. Paulo Furtado, Dr. Roberto Geraldo e Dr. Germano Cunha, da Polícia Civil de Pernambuco, “As técnicas de defesa no Tribunal do Júri”, os advogados criminalistas Dr. Rafael Fonseca, Dr. Paulo Sales, Dr. Yuri Herculano e Dr. Emerson Leônidas trouxeram aos alunos a importância da criação e explanação da tese jurídica na defesa do acusado em plenário. O professor Marcelino Lira trabalhou um tema muito importante e atual “Entendendo o suicídio, prevenção tratamento e repercussões”.

Contamos também com a participação da Promotora de Justiça Dra. Eliane Gaia que ressaltou a importante tarefa da acusação no Tribunal Júri, enfatizando o dever do Ministério Público na luta pela Justiça. Ainda, a Dra. Andréa Calado, juíza titular do Tribunal do Júri de Olinda, palestrou sobre a difícil tarefa que o povo tem nos julgamentos e o papel do juiz na condução desse Tribunal popular.